top of page

Ministério da Saúde: Nota técnica acerca da atuação e da contribuição da doula no âmbito da Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil, na gestação, no trabalho de parto,no parto e após parto

O Ministério da Saúde publicou a nota técnica nº 13/2024 que reconhece, valoriza e apoia iniciativas que incluem o trabalho de cuidado prestado por doulas às equipes multiprofissionais.


Com orientações sobre a contribuição e atuação das doulas no âmbito da Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil, abrangendo desde a gestação até o pós-parto, este documento revoga a Nota Técnica n° 96/2022, atualizando diretrizes e reafirmando a importância desses profissionais no contexto obstétrico.


O texto destaca a análise da atuação profissional, qualificação e conhecimentos técnicos na área da saúde e como sua presença pode contribuir com o cuidado realizado por outras categorias profissionais para auxiliar a suprir a demanda pelo suporte continuado e consequente importância de um acompanhamento humanizado e qualificado para gestantes, parturientes e puérperas.


Desta forma, o Ministério da Saúde considera relevante o trabalho das doulas como uma contribuição significativa para a humanização do parto e do cuidado obstétrico, promovendo a saúde materna e neonatal, e enfrentando as desigualdades no acesso aos serviços de saúde. Ainda, a pasta encoraja os profissionais da saúde a integrar e valorizar a atuação das doulas, dentro de suas competências específicas, como parte do esforço contínuo de aprimorar a qualidade da atenção prestada no SUS.


Leia a nota técnica na íntegra clicando aqui.

Comments


bottom of page